Quem somos
_edited_edited.jpg)
Cátia Anselmo
Começo a minha apresentação por agradecer a uma amiga que no 8º ano que mencionou a minha capacidade de escuta e observação, despertando em mim o desejo de ser psicóloga. Este desejo levou-me a tomar decisões determinantes como a mudança de escola, e mais tarde de cidade para ter acesso a uma formação de qualidade. A partir deste momento, o meu rumo ficou claro e comecei a dedicar-me a 100% à psicologia.
Formação
A minha formação base é em Psicologia Clínica segundo o modelo dinâmico (curso concluído no ISPA – Instituto Universitário), o que significa que me foco em ajudar as pessoas a explorarem suas emoções, pensamentos e comportamentos de uma forma profunda e transformadora.
Num mundo onde tantas vezes nos sentimos sobrecarregados e incompreendidos, o meu objetivo é oferecer um espaço seguro, livre de julgamentos, onde todos possam sentir-se ouvidos, compreendidos e apoiados.
Acredito que cada pessoa possui a capacidade de crescer, desenvolver-se e superar desafios, e estou aqui para caminhar ao lado de cada pessoa nessa jornada.
Experiência
Desde 2016 que intervenho em diferentes contextos (clínicas, escolas públicas e centros de estudo), trabalhando com diferentes populações (crianças, adolescentes e adultos). Atualmente foco a minha área de atuação em contexto privado. Adoro o que faço e procuro oferecer o melhor de mim. Atualizo os meus conhecimentos com frequência através de formações, supervisão e intervisão.
Em que situações posso ajudar?
-
Baixa autoestima / insegurança / elevada autocrítica
-
Dificuldades de adaptação
-
Dificuldades escolares e na aprendizagem
-
Dificuldades no relacionamento com os outros
-
Ansiedade
-
Depressão
-
Dificuldades no contexto laboral
-
Aumentar o autoconhecimento



Helena Gonçalves
Desde muito cedo percebi que gostaria de ter uma profissão ligada à área social e humana, na qual pudesse escutar o outro e ajudá-lo nos seus desafios pessoais. No 10ºano, ao contactar com a disciplina de Psicologia, soube que era o que eu gostaria de fazer profissionalmente.
Ao longo do meu percurso académico e profissional fui realizando outras formações dentro da área social e psicológica, que serviram para enriquecer a minha visão clínica e, também, o meu lado humano. Sinto-me grata pela profissão que escolhi.
Nas consultas de Psicologia que realizo, utilizo várias ferramentas terapêuticas, entre as quais destaco a hipnose, as terapias de 3ª geração (ex: mindfulness) e conhecimentos de psicoterapia somática.
Considero a minha abordagem terapêutica eclética (ou seja, integrativa) e focada na pessoa, numa postura que defino como humanista e compassiva.